Fantasias, blocos e trios elétricos: veja como foi o domingo de Carnaval nas principais capitais
15/02/2026
(Foto: Reprodução) Domingo de Carnaval e de blocos pelo Brasil
O domingo de Carnaval foi marcado por diversidade de ritmos, programação intensa e tradições renovadas nas principais capitais brasileiras. Em cidades como Olinda (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), foliões lotaram ruas, ladeiras e circuitos oficiais, com blocos tradicionais, atrações musicais e manifestações culturais que atraíram públicos de todas as idades. A festa também ressaltou a força das manifestações locais — do frevo pernambucano às misturas de axé, samba e eletrônica nas grandes metrópoles — em um dia de clima ensolarado e muita animação.
Em Salvador e Olinda, a folia seguiu com grandes nomes e blocos históricos nas ruas, enquanto no Rio de Janeiro a programação de blocos e desfiles oficiais ocupou bairros e o Aterro do Flamengo desde a manhã. Em São Paulo, os blocos de rua seguiram animando parques e bairros com fantasias irreverentes e participação popular.
Rio de Janeiro
Bloco "Areia" arrasta 100 mil pessoas no Leblon
O Carnaval de rua no Rio levou milhares de foliões às ruas em dezenas de blocos espalhados pela cidade, com destaque para o tradicional circuito de blocos no Aterro do Flamengo e no Leblon desde a manhã. Blocos como Bangalafumenga e Areia animaram o público desde cedo, com programação estendendo-se até a noite.
Também ocorreu o primeiro dia de desfiles das escolas do Grupo Especial no Sambódromo, com estreias como a de Vanessa Rangeli como rainha de bateria pela escola de Nilópolis. Além disso, famosos marcaram presença nos camarotes na abertura da folia formal no Rio, complementando a agenda de rua e de shows da capital fluminense.
A folia seguiu pela madrugada com Niterói, Imperatriz, Portela e Mangueira abrindo a 1ª noite do Grupo Especial do Rio.
Belo Horizonte
Marina Sena canta para multidão durante carnaval na Pampulha, em BH
No domingo de Carnaval em Belo Horizonte, a cantora Marina Sena foi uma das principais atrações da programação de rua, comandando a estreia do Bloco Marinada no entorno do Mineirão, na região da Pampulha. A mineira arrastou uma multidão de foliões ao longo da tarde, subindo ao trio elétrico por volta das 15h30. A artista disse que sempre sonhou em estar no Carnaval de BH e elogiou a festa como uma das melhores do Brasil.
Além da energia do Marinada, outros blocos também marcaram o domingo na capital mineira, como o Bloco Desmanttelo, de Nattan, que agitou foliões no centro da cidade, reforçando o clima de festa e diversidade musical em diferentes pontos de Belo Horizonte.
Olinda e Recife
Foliona 'levou' Wagner Moura para curtir o carnaval em Olinda
Rafael Souza/g1
Em Olinda, as tradicionais ladeiras ficaram cheias ao longo do domingo com blocos como Enquanto Isso na Sala da Justiça, Cariri Olindense e Elefante de Olinda. A programação contou com cortejos de rua que misturam tradição e irreverência, atraindo tanto moradores quanto visitantes e reforçando a identidade cultural do Carnaval da região, que seguiu atraindo uma multidão de foliões neste domingo. Na Praça do Carmo, grupos como Fundo de Quintal e Molejo, entre outros artistas, também animaram o público ao longo da noite.
A programação contou com cortejos de rua que misturam tradição e irreverência, atraindo tanto moradores quanto visitantes e reforçando a identidade cultural do Carnaval da região, que segue movimentando grandes públicos neste domingo.
Salvador
Foliões curtem Bell neste domingo de carnaval em Salvador
Bell Marques
O domingo de Carnaval em Salvador foi repleto de atrações nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, com Banda Olodum, Bell Marques, Claudia Leitte (Bloco Largadinho), Xanddy Harmonia e Daniela Mercury entre os destaques da folia.
No Campo Grande, a festa começou já pela manhã com a despedida de Carla Perez no Bloco Pipoca Doce, enquanto trios sem corda com DJs e bandas como Attooxxa e Baby do Brasil mantiveram a energia até o final do dia.
São Paulo
Foliões inovam nas fantasias neste Carnaval
Rodrigo Rodrigues/g1
Em São Paulo, o domingo de Carnaval foi marcado pela presença de blocos de rua com fantasias criativas e variadas — de personagens como Perna Cabeluda e Harmonizada com Gretchen a manifestações de afirmação da comunidade LGBT+, como a popularização do leque como símbolo de união contra o preconceito.
Blocos com artistas conhecidos como Pocah, Michel Teló e Ritaleena também saíram pelas ruas da cidade, levando música e alegria a diferentes bairros ao longo do dia.